Os 5 papéis dos Sales Coaches de Vendas de Alto Desempenho
A maioria dos líderes concorda que a oportunidade de melhorar o desempenho de vendas através do coaching é enorme, incluindo:
– Maximizar os ganhos de vendas para as oportunidades mais importantes
– Preencher a pipeline de vendas com novas e fortes oportunidades
– Maximizar as vendas em clientes estratégicos
– Focar o tempo do vendedor nas atividades mais importantes
– Desenvolver habilidades, conhecimentos e atributos para chegar ao próximo nível de desempenho
– Manter a atividade de vendas e motivação em níveis elevados
Esses líderes estão a colocar a sua máxima atenção no coaching porque é um método cada vez mais popular – e cada vez mais comprovado – de melhorar a performance.
Infelizmente, enquanto as empresas estão a ter sucesso com o coaching de negócios em geral, o coaching de vendas é muitas vezes uma grande desilusão.
Comumente, vemos responsáveis de vendas a cometer alguns erros ou apresentarem algumas lacunas ao nível de um Plano de Sales Coaching:
– Não terem tempo
– Não se sentirem confortáveis no papel de coaches
– Não terem uma noção clara do que o coach de vendas deve fazer
– Não terem uma forte capacidade de conversação em coaching
– Não estabelecerem um ritmo consistente de conversas de coaching
– Não terem as ferramentas e recursos para ajudá-los a tornar o coaching um sucesso
– Adoptarem um modelo de Sales Coaching que não funcione
Não precisa ser assim.
O processo de Sales Coaching começa com a constatação de que coaching de vendas, não é o mesmo que outras formas populares de coaching, como Life Coaching e Coaching Executivo.
O coaching executivo pode ser inspirador e transformador a longo prazo, mas não é diretivo nem imediato o suficiente para ser eficaz para as vendas.
O Life Coaching pode trazer planeamento, ritmo e motivação de ação úteis para o processo de coaching, mas muitos coaches de eficácia pessoal não são conhecedores de vendas. Assim, muitas vezes eles não são levados a sério pelo vendedor.
Isso leva-nos de novo aos responsáveis por equipas de vendas. Quando (se!) treinam, eles geralmente concentram-se exclusivamente em ajudar os vendedores a ganhar oportunidades e fechar mais negócios. Mesmo assim, eles frequentemente não são nem sistemáticos nem rigorosos sobre isso. E perdem a oportunidade de se concentrar, motivar e desenvolver vendedores para que possam realmente alcançar o melhor desempenho.
Ao longo dos anos, aprendemos que há três componentes críticos para o sucesso do Sales Coaching. Um coach de vendas deve:
– Desempenhar cinco papéis no processo de coaching
– Estabelecer um ritmo regular e frequência para o processo de coaching
– Liderar conversas de coaching de forma magistral
Coaches de vendas bem-sucedidos desempenham 5 papéis principais:
- Definir – Os Coaches de vendas ajudam os vendedores a definir os seus objetivos e um caminho para a sua nova realidade pessoal e o estado pessoal que eles mais desejam. Vendedores diferentes são motivados por diferentes fatores.
- Executar– Os Coaches ajudam os vendedores a criar e executar planos de ação, otimizando a eficiência e o foco do vendedor. Bons Coaches também conhecem a psicologia por trás do desenvolvimento de hábitos. Depois de definir metas e traçar um caminho, o Coach ajudará o seu coachee a desenvolver hábitos e comportamentos automáticos que ajudem a aumentar o sucesso do vendedor.
- Aconselhar– Os Coaches dão conselhos diretos, para maximizar os ganhos imediatos de vendas. Em algumas escolas de pensamento, os Coaches devem evitar dar conselhos diretos, porque isso dificultará o progresso do coachee. Mas, numa situação de vendas ao vivo, uma não abordagem direta pode significar perder uma oportunidade. Um bom Coach sabe quando dar conselhos diretos e quando permitir que o seu coachee resolva a situação por conta própria.
- Desenvolvimento– Os Coaches desenvolvem o conhecimento, as habilidades e os atributos de um coachee para melhorar o desempenho comercial. O coaching deve incluir conselhos para fechar oportunidades específicas e um foco em ajudar o vendedor a melhorar as suas capacidades ao longo do tempo.
- Motivar – Os Coaches motivam os vendedores a encontrar e manter o seu nível mais alto de energia e ação a longo prazo. Ao desafiar a pessoa e encorajá-lo a se apropriar do seu próprio sucesso, um Coach de vendas bem-sucedido pode criar uma conexão óbvia entre ações e objetivos que inspirarão o seu coachee a dar o máximo do seu esforço.
Principais conclusões
– O coaching de negócios não é suficiente para situações de vendas, onde as oportunidades são muitas vezes imediatas e os Coaches não têm experiência em vendas
– Para ser bem sucedido, o coaching deve ter um ritmo específico e regular e uma conexão entre o Coach e o vendedor.
– Os Coaches ajudam o vendedor a construir metas, apropriar-se e alcançar resultados por meio da motivação.
– Os Coaches de vendas costumam ser fundamentais para ajudar os vendedores a desenvolver novos hábitos e garantir que eles permaneçam no caminho certo.
– A motivação é diferente para cada pessoa. Bons Coaches de vendas reconhecem isso e são capazes de identificar o que direcionará cada um para a sua Nova Realidade.
– Com um programa de coaching bem-sucedido, os clientes relatam um aumento de 25% a 40% na atividade de vendas de toda a equipa, aumento do número de leads geradas, incremento no valor médio por negócio e/ou cliente e uma maior concretização ao nível de fecho de vendas.
Definir um Plano de Sales Coaching com profissionais com provas dadas, será seguramente um dos melhores investimentos a serem realizados. O líder é tão importante não só por aquilo que cria como por aquilo que não destrói. E um Plano de Sales Coaching proporciona tudo isso.